Proteja seus direitos contra negativação indevida
A negativação indevida ocorre quando uma empresa comete um equívoco ao incluir o CPF
do consumidor em órgãos de proteção de crédito, como SPC e Serasa, resultando no nome
do consumidor sendo indevidamente registrado na lista de inadimplentes.
Embora o Código de Defesa do Consumidor autorize as empresas a incluir consumidores
inadimplentes nesses sistemas de proteção de crédito como forma de se resguardar, o
mesmo código estabelece que as empresas são obrigadas a notificar o consumidor antes de
incluir seu nome nesses bancos de dados.
Na prática, muitas vezes essa comunicação não acontece, e o consumidor descobre a
negativação quando deseja alugar um imóvel, obter crédito ou financiamento, entre outras
situações.
Imagine solicitar um financiamento e descobrir que seu nome foi negativado
indevidamente por uma dívida que você não contraiu ou que já foi paga.
Existem várias situações comuns em que a negativação indevida ocorre. Conhecer algumas
delas é fundamental para que você possa identificar seu caso e lutar pelos seus direitos:
- Por conta já paga;
- Por serviço não contratado;
- Por golpe ou fraude;
- Por dívida prescrita;
- Por cancelamento de serviço;
- Por falta de comunicação prévia.
- Obter crédito bancário e financiamento;
- Solicitar empréstimos;
- Comprar em determinadas lojas, principalmente aquelas que oferecem crédito;
- Emitir talões de cheque;
- Alugar imóveis;